30 de maio de 2012

Idema paralisa outra vez as obras da estrada da Coophab

O Idema paralisou outra vez as obras de duplicação da Avenida Olavo Montenegro, conhecida como estrada da Coophab, em Nova Parnamirim. Mas, segundo a diretora de obras do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Francini Goldoni, as obras devem ser recomeçadas logo.

Após sete anos paralisada, em fevereiro desde ano a governadora Rosalba Ciarlini deu a autorização de serviço para a retomada da duplicação. No mês seguinte as obras foram retomadas e há cerca de 15 dias novamente paradas.

O Idema reavaliou o projeto já existente e identificou falhas no sistema de drenagem pensado para a estrada, enquadrando-se às resoluções do Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente - e à legislação do Rio Pitimbu.

A medida evita, por exemplo, que um possível derramamento de óleo de algum veículo que transitasse pela estrada escorresse até o rio de forma direta. Passando pelo recipiente antes de chegar ao Pitimbu, as águas que carregam substâncias poluidores podem ser diluídas ou tratadas.

A obra total foi orçada pelo Governo do Estado em R$ 1.783.096,93, com um prazo de conclusão estipulado no início da empreitada de 180 dias.