4 de julho de 2012

Campanha eleitoral começa oficialmente nesta sexta-feira


Vencida a etapa das convenções, finalizadas no sábado (30), as campanhas municipais decolam de vez, embora ainda estejam presas ao calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelas normas da Corte, nesta sexta-feira (6), começam oficialmente as campanhas de rua, inclusive com a utilização de carros de som.

Em 10 de julho, termina o prazo para que os partidos possam substituir os nomes de seus candidatos.

A partir de sexta, os candidatos a prefeito e vereador poderão distribuir panfletos ou santinhos, usar cavaletes em vias públicas, faixas e cartazes. Os alto falantes são permitidos entre 8h e 22h, e apenas em áreas pré-definidas. Os comícios podem ser realizados no período das 8h às 24h.

O candidato também pode colocar cavaletes ao longo de vias públicas, desde que eles não dificultem o andamento do trânsito e de pedestres. Faixas e cartazes podem ser fixadas apenas em bens particulares, no limite máximo de quatro metros quadrados. O mesmo vale para a pintura de muros. Contudo, o espaço não pode ser alugado.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira, e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito.

A juíza  da 3ª Zona Eleitoral de Natal,  Neíze Fernandes, será  responsável pelo poder de polícia na campanha eleitoral. Para isso, ela conta com quatro equipes, cada uma integrada por três pessoas.

Parnamirim, com 104.306 eleitores, terá o pleito presidido pela juíza da 50ª Zona Eleitoral, Suiane de Castro Fonseca Medeiros.