27 de julho de 2012

Parnamirim pede reforço de tropas federais no pleito municipal

Até a manhã de ontem 43 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte haviam pedido reforço de tropas federais para garantir a tranquilidade no dia 7 de outubro, data das eleições municipais. Entre os pedidos está o da 50ª Zona Eleitoral de Parnamirim.

Ontem, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu ofício da Presidência do TRE, consultando sobre a possibilidade de que a segurança do pleito nesses municípios seja garantida, exclusivamente, pela Polícia Militar do Estado.

A resposta da governadora deverá subsidiar eventuais pedidos de tropas federais que serão analisados pela Corte Eleitoral e, posteriormente, encaminhados para deliberação definitiva pelo Tribunal Superior Eleitoral. Somente com a aprovação do TSE, e depois de percorridas as etapas de consulta ao Governo do Estado e aprovação da Corte local, é que as tropas federais serão encaminhadas para os municípios solicitantes.

Os juízes que pediram reforço federal na Grande Natal são os das seguintes Zonas Eleitorais: 5ªZE (Bom Jesus, Ielmo Marinho e Macaíba), 6ªZE (Ceará-Mirim e Extremoz) e 7ªZE (São José de Mipibu).