A empresa de telefonia TIM entrou ontem com mandado de segurança contra a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender a venda e ativação de novos chips da operadora a partir de segunda feira (23) em 19 estados, incluindo no Rio Grande do Norte e em mais sete estados do Nordeste. Na região, apenas em Sergipe a empresa não sofrerá restrições.
O mandado foi protocolado na 4ª Vara Federal no Distrito Federal, e está sob julgamento do juiz Tales Krauss Queiroz. A decisão sobre o recurso deve sair a qualquer momento.
A decisão da Anatel de suspender as vendas da TIM foi tomada na última quarta-feira, motivada pela crescente evolução da taxa de reclamações de usuários registrada na central de atendimento da Agência, relativa à qualidade da prestação do serviço. Além disso, a decisão pesou os registros dos sistemas da Agência e ações de fiscalização.
As operadoras Oi e Claro também receberam punições em cinco e três estados respectivamente - no RN, entretanto, as duas operadoras continuarão operando normalmente.
No Procon do Rio Grande do Norte, a TIM lidera o ranking de queixas, com 100 reclamações registradas entre janeiro e julho. A Oi vem em seguida com 32 reclamações desde o início do ano.
(*) Fonte: Tribuna do Norte