28 de fevereiro de 2013

Ipern vai suspender dois mil benefícios

Mais de 2 mil aposentados do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern) podem ter o benefício cortado. A suspensão do vencimento, a partir deste mês, ocorrerá após o dia 6 de março - prazo final para que os servidores inativos façam a renovação do cadastro junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern).

Outros 3.363 inativos, de acordo com o Ipern, já estão com os vencimentos bloqueados por não terem efetuado o cadastro.

Uma lista nominal de todos os que não atenderam ao chamado do censo previdenciário para segurados, com idade abaixo de 60 anos, foi publicada no Diário Oficial do Estado, da última sexta-feira, dia 22. O prazo para este segmento segue até a próxima sexta-feira, dia 1º de março.

O censo previdenciário, esclarece o diretor presidente do Ipern, José Marlúcio Diógens Paiva, busca quantificar os inativos do Estado, a atualizar o banco de dados e evitar fraudes previdenciárias. Cerca de 10% dos retardatários, estima Paiva, devem ter falecido e por isso não  compareceram às chamadas anteriores.

Ao todo, 26.425 aposentados - com exceção dos lotados no Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa e Junta Comercial - compõem a folha de pagamento de inativos do governo do Estado, que responde por R$ 38 milhões, mensalmente.

"Os casos de apropriação indevidas serão conhecidos ao final do nosso censo e, caso necessário, investigados pelo Ministério Público", explica o diretor que preferiu não fazer projeções sobre quantos são os casos e tampouco sobre o prejuízo que podem causar aos cofres públicos.