2 de abril de 2013

PT abre diálogo com aliados, mas descarta o PMDB


Vereador Eraldo Paiva (São Gonçalo), presidente regional do PT

A desaprovação da atual gestão do Governo do Estado, a permanência do PMDB na base aliada da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), as popularidades crescentes da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, ambos do PT. Tudo isso será discutido pela executiva estadual do PT.

Segundo o presidente do diretório estadual, vereador Eraldo Paiva, “temos que compor aliança com outros partidos e buscaremos, dessa forma, os membros da base aliada do Governo Dilma Rousseff".

Ele disse que nessa linha, por sinal, subtrai-se o PMDB, uma vez que o partido, no Rio Grande do Norte, faz parte da base aliada da gestão Rosalba Ciarlini, do DEM. "Se estamos discutindo uma opção para o Governo do Estado, não temos como conversar com o PMDB, que dialoga com essa gestão", analisou.

Segundo Eraldo Paiva, dentro dessa "opção" para a gestão estadual, a intenção do PT é fazer "no Rio Grande do Norte o mesmo que o partido fez no Brasil", afirmou o presidente, se referindo as administrações do ex-presidente Lula e do atual governo de Dilma Rousseff. "Hoje, o Rio Grande do Norte não segue o Governo Federal", analisou.

Enquanto o diretório nacional não confirma um posicionamento, o diretório municipal de Natal já tem um entendimento muito claro: Fátima Bezerra é o grande nome do partido a ser trabalhado para o próximo ano.

Segundo o presidente do diretório municipal, foi aprovada uma resolução do partido e a idéia é que se tenha candidatura própria tanto para o Senado, quanto para o Governo.

O petista também ressaltou que quem está comandando a discussão sobre as eleições é mesmo o diretório estadual do partido, mas qualquer decisão só será tomada após um amplo debate com as regionais do partido.

"Estão sendo feitos debates nos diretórios do PT da Região Metropolitana de Natal que deve ocorrer na primeira quinzena de abril", afirmou.