23 de maio de 2013

Comerciantes dos canteiros de Neópolis devem desocupar a área em 90 dias

Os treze comerciantes instalados irregularmente nos canteiros das Avenidas Ayrton Senna, São Miguel dos Caribes e das Alagoas, na Zona Sul da capital, participaram nesta quarta-feira (22), de uma reunião na secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Na ocasião, eles foram esclarecidos sobre a legislação que proíbe a ocupação de áreas públicas da cidade, como canteiros e calçados. Um prazo de 90 dias foi ajustado para que a desocupação voluntária seja realizada.

Nessas áreas públicas existe a ocupação gradativa e irregular com cigarreiras, bares e pequenos comércios para a venda de frango assado e lanches, por exemplo. Mas muitos comerciantes já ampliaram à área ocupada com construções em alvenaria e inclusive com banheiros e sistemas de fossas.

“Esse caso gera inclusive outros problemas para a fiscalização pelo uso indevido das áreas. Temos várias denúncias de poluição sonora desses bares, proveniente de equipamentos de som amplificado, paredões ou apresentações de músicos para atrair clientes. Além do lançamento de água servida em via pública e também da fumaça gerada pelas churrasqueiras”, conta o fiscal ambiental, Gustavo Szilagyi.

“O objetivo é recuperar possíveis áreas ocupadas de maneira irregular para implantação de projetos de urbanização da Prefeitura como praças, áreas de caminhada, academias da terceira idade e parques infantis”, acrescenta.


Gustavo Szilagyi diz que a maior parte dos comerciantes do local já estava ciente da ocupação irregular e sabe da necessidade da retirada de seus estabelecimentos.