10 de julho de 2013

Márcia Maia propõe fim do voto secreto na Assembleia


A deputada estadual Márcia Maia (PSB) apresentará um Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aos colegas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), solicitando a implantação do voto aberto nas decisões do Poder Legislativo estadual. A PEC será apresentada no dia 1º de agosto, quando os deputados retornam aos trabalhos depois do recesso de meio de ano.

Após a apresentação do pedido, o gabinete de Marcia Maia terá que conseguir oito assinaturas de outros deputados para ser encaminhado a uma comissão especial, indicada pelo presidente, deputado Ricardo Motta. “Essas assinaturas com certeza nós conseguiremos. Inclusive alguns colegas já se manifestaram a favor do projeto declarando na imprensa. Após tramitar na comissão, o projeto vem para o plenário e deve passar por duas votações”, explicou Márcia.

De acordo com a deputada, o apoio dos colegas é fundamental para dar celeridade ao processo de votação, o que pode ocorrer dentro de 30 dias após a apresentação do mesmo. Ela revelou que existem prazos para a avaliação da comissão e os prazos regimentais.

Márcia Maia declarou ter sido motivada pelo processo de transparência o qual o País vem passando, “sendo importante para o cidadão está mais perto dos mandados dos políticos e saber a posição de cada um nas decisões do Estado”. Além disso, a deputada afirmou estar satisfeita com o apoio popular desde que o projeto ganhou mídia.

Para propor a PEC, uma pesquisa do gabinete da deputada apontou que assembleias de outros estados adotam o voto aberto, como Rio Grande do Sul, Maranhão, Espirito Santo, Acre e São Paulo.