18 de julho de 2013

Um carro é roubado a cada cinco horas no Rio Grande do Norte

De janeiro a maio de 2013, o número de veículos roubados ou tomados de assalto cresceu 47% em relação ao mesmo período de 2011, segundo dados da Delegacia de Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov).

Em cinco meses, 760 carros que circulavam pelo estado foram tirados de seus proprietários. Isso significa dizer que, em média, cinco carros foram roubados por dia no RN nesse período. Essa tendência de crescimento tem motivado muitos motoristas a instalarem rastreadores nos veículos.

O Rio Grande do Norte já conta com a primeira franquia especializada em rastreadores, a UNEPXMIL, localizada na Avenida Presidente Bandeira, em Lagoa Seca.

Em 2012 foram 3.659 veículos subtraídos de seus proprietários contra 2.830 em 2011. Nem metade dos veículos roubados no RN é localizada pela polícia.

O baixo índice de recuperação de veículos é um reflexo da falta de estrutura da Deprov que age em todo o Estado e conta com menos 20 policiais para realizarem as diligências.

Os bairros em Natal que mais registram ocorrências são Lagoa Nova, Alecrim, Candelária e Nossa Senhora da Apresentação. Parnamirim é o município líder na Grande Natal. Os modelos de carros mais visados pelos ladrões são os Fiat Uno e Palio e o Gol.