29 de dezembro de 2015

Prefeitos são alertados sobre mais redução nos recursos do FPM em 2016

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os gestores municipais devem estar atentos para reduções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos primeiros meses de 2016.
Segundo a CNM a previsão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para dezembro de 2015 e janeiro e fevereiro de 2016, não é nada boa.
Com base nos cálculos da equipe de estudos técnicos da Confederação, o valor compartilhado este mês pode registrar queda nominal de 12,53% em relação ao montante repassado no mesmo mês de 2014.
Ao divulgar os levantamentos de repasses do Fundo, a CNM já vinha alertando os gestores municipais para esse quadro. Para o início de 2016, a previsão da STN foi de nova redução nos repasses de janeiro e aumento em fevereiro, em comparação com 2015.
Segundo os dados, para janeiro é esperado forte impacto negativo de 17,2% e para o mês de fevereiro a estimativa sinaliza crescimento de 3,8%.