12 de abril de 2016

Lojistas avaliam fechar lojas nos shoppings aos domingos em Natal

A crise está levando os lojistas de Natal a discutir o fechamento das lojas aos domingos nos shoppings da cidade. A medida é válida também para os feriados.
O Sindicato do Comércio Varejista do Estado, informou que o interesse dos lojistas se deve ao custo que estão tendo com a despesa extra do trabalho aos domingos e feriados, num momento economicamente difícil, onde a arrecadação não está compensando um dia extra de trabalho.
A proposta já é discutida em outras capitais do país e em Natal está sendo debatida com o sindicato dos funcionários do comércio e também com a representação dos shoppings centers. Mesmo se dirigindo às lojas dos shoppings - já que o comércio de rua não abre nestas datas - a decisão também se estende às grandes magazines fora dos shoppings.
O assunto passará pela convenção coletiva dos trabalhadores do comércio que ocorre neste mês e também com a representação dos shoppings, em reunião agendada para o próximo dia 19. Com a medida, cerca de dois mil lojistas deixam de abrir as lojas e aproximadamente 12 mil funcionários do setor varejista terão sua folga normal aos domingos e também nos feriados.