26 de junho de 2016

Prefeitos do RN querem mais prazo para prestações de contas

Prefeitos do Rio Grande do Norte estão reivindicando ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) mais prazo para prestação de suas contas.
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – Ivan Júnior, juntamente com o prefeito Nivaldo Melo, presidente da Associação dos Municípios do Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP,  e uma comitiva de prefeitos participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN), Carlos Thompson, na segunda-feira (20).
 O encontro buscou discutir a adequação de exigências do TCE/RN sobre prazos, formatos e multas na prestação de contas das prefeituras.
Durante a reunião, a FEMURN informou ao TCE/RN sobre as dificuldades das Prefeituras em organizar suas previsões financeiras, uma vez que as frustrações de repasses da união têm sido constantes. Além disso, os governos estadual e federal também têm atrasado o repasse de convênios, como o programa Farmácia Básica, de responsabilidade do Governo do Estado, e verbas para a merenda escolar, repassadas da União com atraso para as prefeituras. Esta falta de regularidade nos repasses compromete a prestação de contas como proposto pelo Tribunal de Contas do Estado.
Os pleitos serão oficializados e analisados pelos técnicos do TCE/RN.