4 de janeiro de 2019

Aumento do IPTU em Natal é suspenso por decisão judicial

O juiz plantonista Fábio Antônio Correia Filgueira atendeu a pedidos de contribuintes natalenses e suspendeu o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, aplicado pela Prefeitura Municipal de Natal.
Na decisão, o juiz aponta que houve desconformidade da conduta do município e a legislação, contatando assim afronta ao devido processo legal administrativo, principio do direito administrativo que deve ser observado em atos públicos, como o feito pela Prefeitura do Natal.
O magistrado relatou que em alguns casos, o aumento supera 200%, não sendo compatível com outro princípio que deve ser observado, o da proporcionalidade e razoabilidade, o que acabou surpreendendo de forma negativa o contribuinte que teve que desembolsar uma quantia bem além da que estava acostumado a pagar anualmente para quitar seu compromisso com o ente público.
A decisão que se aplica apenas aos que reclamaram na justiça o aumento abusivo, mas abre precedentes e dá espaço para que outros contribuintes que se sentirem prejudicados também reclamem na justiça a aumento do seu IPTU.