11 de julho de 2024

Conselho de Ética do Senado aceita denúncia de Natália contra Styvenson

O Conselho de Ética do Senado Federal retomou a atividade nesta terça-feira (9) e analisou  pedido de abertura de procedimento disciplinar contra o senador Styvenson Valentim (Podemos/RN).

A petição (PCE 7/2021) admitida como denúncia é de autoria da deputada Natália Bonavides (PT-RN) contra o senador Styvenson. Ela o acusa de comentar, nas redes sociais, um caso de violência contra a mulher e, segundo ela, o parlamentar chegou a dizer ou sugerir que “a mulher merece ser agredida”, ao comentar o caso.

O caso de violência, amplamente divulgado pela imprensa, ocorreu no dia 15 de julho de 2021 no município de Santo Antônio/RN, em que um policial militar, ao atender uma ocorrência de violência doméstica, agrediu física e verbalmente a própria vítima: uma mulher que pediu socorro à polícia porque o irmão estava agressivo, quebrando as coisas dentro de casa.

O policial se irritou porque a vítima pediu para que o irmão não fosse agredido durante o procedimento e a agrediu.

O senador Jorge Seif (PL-SC) será o relator da denúncia. A partir de agora, o senador acusado será notificado pela presidência do conselho, que terá direito à defesa prévia.

O senador representado terá dez dias úteis para apresentar defesa prévia perante à secretaria do conselho. Oferecida a defesa prévia, o relator da representação apresentará relatório preliminar no prazo de cinco dias uteis.