12 de dezembro de 2024

Justiça determina que idosa internada em banheiro de UPA seja transferida para UTI

A juíza Marta Paiva Linard, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim, determinou nesta quarta-feira (11) que o Estado do Rio Grande do Norte proceda de forma imediata com a internação, em um leito de UTI, de uma idosa de 84 anos que ficou internada em uma maca na frente de um banheiro da UPA Nova Esperança, em Parnamirim.

Maria Marli Reis de Oliveira foi internada na sexta-feira passada (6) e desde então passou a aguardar uma vaga em uma UTI na rede pública, conforme indicação médica. Até o início da tarde desta quarta, a transferência não havia ocorrido.

A paciente apresentou um quadro de infecção, tendo pneumonia broncoaspirativa e, entre outras condições graves, uma taquicardia supraventricular paroxística, que é uma frequência cardíaca rápida e uniforme.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) havia informado que a idosa estava na lista de regulação e aguardava uma vaga na rede pública para ser transferida. Com a decisão, a pasta informou que qualquer transferência, incluindo as por ordem judicial, segue sendo feita quando há vaga na rede pública e, nesse caso, o que muda é a indicação de prioridade.