28 de março de 2025

Empréstimo consignado CLT deve começar a ser ofertado por grandes bancos em abril

O empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado, que entrou em vigor na última sexta-feira (21), ainda não é ofertado pelos grandes bancos.

A expectativa é que as maiores instituições financeiras, como Bradesco, Itaú, Santander e Nubank, ofereçam a nova linha de crédito a partir de 25 de abril, quando poderão oferecer o consignado nos próprios aplicativos.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que as instituições costumam testar o ambiente de crédito, ajustar e aprimorar seus fluxos antes de ofertar novos produtos.

A nova modalidade de empréstimo consignado pode ser acessada diretamente pela Carteira de Trabalho Digital. O sistema permitirá que os empregados consultem ofertas de crédito e autorizem o compartilhamento de seus dados com bancos habilitados.

Na primeira fase, os interessados devem entrar na plataforma e permitir que instituições financeiras acessem informações como nome, CPF, tempo de empresa e margem consignável. Em até 24 horas, o trabalhador receberá propostas e poderá escolher a melhor opção. A partir de 25 de abril, os bancos também poderão oferecer essa linha de crédito nos próprios aplicativos.

A partir de 6 de junho, será possível transferir o empréstimo para outras instituições que ofereçam taxas mais vantajosas. Além disso, quem já tem um consignado poderá migrar para o novo modelo dentro do mesmo banco em até 120 dias.