25 de março de 2025

Secretária da Semsur denunciada ao MP por pratica de crime ambiental em Parnamirim

Uma denuncia protocolada na 10ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da comarca de Parnamirim, que tem como titular o promotor de justiça Dr. David Costa Benevides denuncia a pratica de crime ambiental praticado pela secretária municipal, de Serviços Urbanos, Carol Pires, por prática de esgotamento irregular em uma lagoa de captação, em Nova Parnamirim.

A denuncia foi protocolada pelo ex-secretário de Limpeza Urbana e ex-vereador Fernando de Lima Fernandes

Segundo a denúncia, a secretária Carol Pires admitiu a realização do despejo e tentou justificá-lo, tratando o ato como algo normal e sem demonstrar preocupação com os impactos ambientais causados.

“Essa ação resultou no despejo de água contaminada e possivelmente misturada com esgoto clandestino na Avenida Maria Lacerda Montenegro”, justificou Fernando Fernandes, acrescentando  que “após ser bombeada para a via pública, essa mistura de água contaminada foi direcionada à rede de drenagem pluvial, que deveria receber apenas águas pluviais e não esgoto in natura”.

Segundo ele, a conduta causou forte odor, risco à saúde pública e prejuízos financeiros aos comerciantes e moradores da região.

O ex-vereador destacou que a ação pode configurar crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998, artigo 54), além de ferir normas municipais e estaduais de saneamento básico e infraestrutura.