8 de abril de 2025

Força Aérea abre vagas para mulheres na Infantaria pela primeira vez na história

 Pela primeira vez na história, a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu vagas para mulheres na especialidade de Infantaria na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP).

As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) da Aeronáutica para o ano de 2026 foram abertas no dia 7 e abril e prosseguem até o dia 28 de abril (até as 9h do último dia, horário de Brasília) e deverão ser realizadas no site.

São 50 vagas no total, destinadas a candidatos de ambos os sexos, incluindo também, de maneira inédita para as candidatas, o Curso de Infantaria (CFOINF).

Em 1996, um grupo de mulheres ingressava pela primeira vez como Cadetes Intendentes na AFA. Em 2021, após 25 anos de serviço, elas foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB. Saiba mais

Em 2003, ingressaram as primeiras Cadetes Aviadoras na AFA. Atualmente, elas ocupam o posto de Major. Entre as integrantes da primeira turma, está a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea em janeiro deste ano.